O Que Fazemos

Aid

Ver apresentação do Proj. Complexo Alemão»
"Nada de grande se faz sem sonho."

Ernest Renan

Apoio ao Desenvolvimento de comunidades carenciadas.

Em 2010, o lançamento desta área de actividade (AID) foi marcado pelo arranque de um projecto de apoio a uma comunidade carenciada no Brasil – mais concretamente, de uma favela no Rio de Janeiro (a favela do Complexo do Alemão). Para que a implementação definitiva no terreno seja uma realidade, necessitamos ainda de assegurar o respectivo financiamento, o que esperamos que aconteça já em 2011.

O projecto nasceu de um documentário realizado por 2 irmãos portugueses – Mário e Pedro Patrocínio – que viveram cerca de 4 anos nesta favela. Este documentário, que será lançado em Setembro de 2010 no Festival de Cinema do Rio de Janeiro, veio a revelar-se um verdadeiro documento histórico de levantamento das principais necessidades da população e dos seus principais sonhos. A dupla de cineastas quis utilizar o documentário para alavancar um projecto social e desafiou a Terra dos Sonhos para o fazer. Porque acreditamos que não há impossíveis, aceitámos de imediato.

Este projecto contém, em si, muitos projectos satélite, todos eles com o objectivo de proporcionar às populações locais possibilidades para conseguirem realizar os seus planos de vida mais inspiradores. As áreas estratégicas de actuação são – Cultura, Desporto, Educação e Inovação Social.

Um dos principais objectivos desta intervenção social é o ganhar experiência e método para poder vir a promover futuras réplicas em território português, em comunidades como a de Rabo de Peixe, nos Açores, que seria a primeira que gostaríamos de beneficiar.